Avançar para o conteúdo

Modelo : 99YM

Informação: Janeiro 1999

Inicio de comercialização: Janeiro 1999

Satisfaça a Sua Luxúria “Varadero”: uma bela estância balnear de Cuba e o nome perfeito para a mais recente exploradora da Honda, simbolo de viagens para destinos longínquos, evasão e tempos livres. O equilibrio da XL 1000V entre a sua potência fenomenal, o estilo desportivo fora-de-estrada e o conforto sumptuoso para grandes viagens dá origem à moto ideal para realizar aventuras a solo ou acompanhado.

Binário Suave Um grande motor V2 com 996 cm3 que debita um binário fenomenal proporciona à mais recente exploradora, de dois lugares, um carácter inimitável. Baseado na unidade que equipa a desportiva VTR1OOOF Firestorm, o V2 a 90º arrefecido a líquido da Varadero apresenta oito válvulas e dupla árvore de cames. No entanto, a compressão, os carburadores e os perfis dos cames foram totalmente alterados para se adaptarem ao carácter viajante da Varadero. Com a inerente ausência de vibrações e com um som de escape excitante, a unidade V2 é perfeita para passear a alta velocidade. Contudo, graças à massa do seu volante magnético e a um sistema de escape concebido por forma a aproveitar a potência em regimes baixos e médios, a aceleração está imediatamente disponível em toda a gama de rotações. A resposta pronta do acelerador é garantida pelo mais recente sistema de ignição digital, enquanto que as cinco relações de caixa aproveitam ao máximo toda a gama de potência.

Aventura Para uma moto tão imponente a Varadero é fácil de manobrar, mesmo quando está totalmente carregada com passageiro e bagagem, graças a uma inspirada combinação de características. A estabilidade suprema é fornecida por um revolucionário quadro “Pivotless”, pelo facto do braço oscilante se encontrar directamente ligado aos fortes apoios do motor – em vez de se ligar no quadro (sistema convencional), é criada uma estrutura excepcionalmente rígida de modo a assegurar uma condução fácil e um comportamento em estrada preciso. Em conjunto com os radiadores de montagem lateral, a configuração permite uma distância entre eixos surpreendentemente compacta, que combinada com um peso total notavelmente baixo, com o estreito motor V2 e um largo ângulo de viragem de 43º, resulta num comportamento desportivo e numa fantástica manobrabilidade. Como convém à mais recente moto de aventuras, a suspensão da Varadero é igualmente evoluída. A forquilha hidráulica dianteira permite um curso de 1 75mm enquanto que o sistema traseiro ProLink aceita 1 55mm de curso, verificando-se ainda uma grande facilidade no ajuste da pré-carga da mola para um amortecimento favorável em todas as condições. As robustas jantes em alumínio e os pneus radiais reforçam a enorme estabilidade e conforto, enquanto que a generosa altura ao solo é um auxilio precioso tanto em cidade como em terrenos mais acidentados.

Controlo de Travagem Optimizado A Varadero orgulha-se de estar equipada com uma versão especialmente adaptada do Duplo Sistema de Travagem Combinado (Dual-CBS). Os travões, dianteiro e traseiro, funcionam em uníssono sempre que a manete de travão ou o pedal são utilizados: dois sistemas hidráulicos independentes ligam-se a três conjuntos de maxilas de triplo êmbolo, com uma bomba secundária e respectivo mecanismo. Quando se utilizam os travões dianteiros, o sistema aplica uma travagem parcial à traseira, regulada por uma válvula de controlo proporcional (PCV) especialmente concebida para assegurar uma resposta sensível e de confiança. Quando o pedal de travão é accionado, uma válvula de retardamento proporciona uma travagem progressiva actuando para correcções mínimas de velocidade, optimizando o controlo em superfícies de aderência reduzi­da e minimizando o afundamento da dianteira.

Grande em Conforto Uma carenagem generosa, um tanque de combustível bem dimensionado e protectores das mãos no guiador proporcionam uma protecção sem paralelo, enquanto que um banco rebaixado e uma posição de condução optimizada asseguram a sua frescura e a do seu passageiro de fronteira em fronteira. O banco duplo vem forrado em duas secções totalmente inde­pendentes com um recorte central para evitar o escorregamento. A capacidade de carga é prodigiosa. Para se ter uma ideia do seu fantástico potencial para a aventura, a Varadero foi concebida para levar até 200kg de peso, incluindo passageiro e bagagem. De grande conveniência e disponíveis como opção, existem alguns acessórios exclusivos da Honda que complementam na perfeição o equipamento base da moto, como sejam: as malas laterais que contornam as ponteiras de escape e uma espaçosa “top case”, acessórios perfeitos para viagens de longa distância. Para auxiliá-lo na sua viagem, beneficia ainda de um depósito de combustível para 25 litros, de um sofisticado painel de instrumentos e duplos farolins dianteiros integrados, de grande potência, com reflectores multiangulares que oferecem maior confiança em condução nocturna. O nome da Varadero pode ser de origem espanhola, mas as suas raizes estão em África e na série de motos inspiradas nas desportivas de todo-o-terreno do Paris-Dakar. Desta forma, a Honda desenvolveu uma tradição de Desporto de Aventura do qual esta bicilindrica de um litro é a última expressão. Nunca antes se tinha combinado tão bem um estilo com a essência de uma condução soberba, capacidade de grande autonomia e conforto elevadíssimo.