Introdução
Modelo : VFR1200X
Com suspensão de longo curso a Crosstourer oferece uma condução suave e controlada e a posição direita permite uma boa visibilidade da estrada à sua em frente.
As jantes de raios também ajudam a absorver os choques das superfícies irregulares e o avançado sistema de suspensão com forquilha telescópica invertida de 43 mm confere direcção controlada, precisa e estável.
O motor V4, de 1.237 cm ³, com binário forte a baixa e média rotação, torna fáceis mesmo as jornadas mais longas.
A Crosstourer também está equipada com o sistema TCS de controlo de tracção, para maior segurança ao passar por superfícies de menor aderência, garantindo que o motor nunca entrega mais potência do que aquela que o pneu traseiro consegue receber.
A ciclística da Crosstourer foi concebida para as longas tiradas, combinando agilidade e conforto. Os faróis e o pára-brisas eficaz estão posicionados por forma a optimizar a centralização de massas, oferecendo excelente protecção contra o vento.
A Crosstourer é a derradeira moto turística desportiva de aventura.
Ficha Técnica
Ficha técnica VFR1200X - VFR1200XDC (DCT) 2012
Motor
Tipo V4 a 76°, 4 tempos, 16 válvulas, Unicam, refrigeração líquida
Cilindrada 1.237cm3
Diâmetro x Curso 81 mm x 60 mm
Potência maxima: 127CV (95kW) / 7750rpm (95/1/EC)
Binário máximo: 126Nm / 6500rpm (95/1/EC)
Alimentação
Tipo Injecção electrónica multi-ponto PGM-FI
Diâmetro de corpo de admissão 44 mm
Consumo: 6,2l/100km 5.99l/100km (modoD)
Depósito de Combustível 21,5 litros
Sistema Eléctrico
Ignição Digital transistorizada controlada por computador com avanço electrónico
Tempo de ignição 8,4° BTDC (ao ralenti)
Vela NGK: IMR8E-9HES / DENSO: VUH24ES
Arranque Eléctrico
Bateria 12V
Alternador -
Luzes 2 Luzes 55W
Transmissão
Embraiagem Multi-disco em banho de óleo / Versão DCT: * Multi-disco, hidráulica, dupla embraiagem
Funcionamento 3 Modos (D, S e Manual)
Caixa de Velocidades 6 velocidades
Relação Primária 1,738 (73T / 42T)
Relações de Transmissão 1 2,600 (39T / 15T) 2 1,600 (32T / 20T) 3 1,260 (29T / 28T) 4 1,076 (28T / 26T) 5 0,961 (25T / 26T) 6 0,897 (35T / 39T)
Transmissão Final veio selado
Quadro
Tipo diamante; dupla trave em alumínio
Ciclística
Dimensões 2.285 mm x 915 mm x 1.335 mm
Distância entre eixos 1.595 mm
Ângulo da coluna de direcção 28°
Trail 107 mm
Raio de Viragem 2,7 m (40º)
Altura do Assento 850 mm
Distância livre ao solo 180 mm
Peso em ordem de Marcha 275 kg (Fr.: 132 kg; Tr.: 143 kg) / Versão DCT: 285 kg (Fr.: 138 kg; Tr.: 147 kg)
Capaciade de carga Máxima -
Suspensões
Tipo (Frente) Forquilha invertida telescópica de 43 mm com amortecimento hidráulico, afinação da pré-carga e do amortecimento em extensão
Tipo (Rectaguarda) Pro-Link com amortecedor a gás afinação da pré-carga e afinação contínua do amortecimento em extensão
Rodas
Tipo (Frente) Tubeless, de raios
Tipo (Rectaguarda) Tubeless, de raios
Tamanho (Frente) 19M/C x MT2.50
Tamanho (Rectaguarda) 17M/C x MT4.00
Pneus (Frente) 110/80-R19
Pneus (Rectaguarda) 150/70-R17
Pressão dos pneus (Frente) 250 kPa
Pressão dos pneus (Rectaguarda) 250 kPa
Travões
(Frente) Dois discos, 310 mm, C-ABS
(Rectaguarda) Disco único 276 mm, C-ABS
FAQ DCT
Q1:O que é uma transmissão DCT ou de dupla embraiagem?
R:DCT ou Transmissão de Embraiagem Dupla é o sistema de transmissão automática mais avançado da Honda para motos. A sua construção e características, faz com que sejam surpreendentemente semelhantes aos motores de motos desportivas convencionais e ás suas transmissões.
Q2.A DCT é uma transmissão automática?
R: Sim, mas com uma diferença. A transmissão de dupla embraiagem da Honda utiliza um sistema de controle eletro-hidráulico computadorizado para alternar entre as engrenagens de uma transmissão convencional de seis velocidades. Está equipado com dois conjuntos de embraiagem, e a selecção das marchas pode ser controlada manualmente por um par de comutadores localizados no guiador. O sistema também possui um modo AT (Automatic Transmission) que oferece controle de mudança de marchas totalmente automático.
Q3.A operação de engrenagem manual é possível?
R: Sim, as engrenagens individuais podem ser seleccionadas usando um par de chaves embutidas no punho esquerdo do interruptor do guiador. O interruptor do polegar é usado para mudar para baixo, eo interruptor do dedo indicador é usado para mudar para cima.
Q4.Há uma alavanca de embraiagem?
R: Uma vez que as duas embraiagem do sistema são operadas inteiramente por meio de controle electrónico, o guiador não tem alavanca de embraiagem.
Q5.É possível operação usando um pedal de mudanças?
R: Como a transmissão não pode ser usada mecanicamente como o pé, não é fornecido nenhum pedal de mudança de marchas.
Nota: Opcionalmente está disponível para alguns modelos em alguns países, um kit de pedal de pé.
Q6.O que trás de novo, a transmissão DCT?
R. Hoje, a maioria dos sistemas automáticos projectados para motos são transmissões continuamente variáveis(CVT) semelhantes aos usados por scooters, etc. Numa abordagem radicalmente nova, a DCT da Honda possui avançadas tecnologias de controle electrónico para conseguir uma aceleração suave e precisa, incluindo uma função de aprendizagem que encontra o arranque mais apropriado, a mudança a engrenar e as condições de operações para uma moto.
Q7.Que sistemas existiram antes da DCT?
R: A Honda tem sido um líder em enfrentar as muitas questões tecnológicas envolvidas no desenvolvimento de motos que oferecem uma operação mais suave e mais fácil. Desde a sua fundação, Honda se esforçou para realizar uma experiência de condução mais agradável, reduzindo as dificuldades, muitas vezes associado com motos.
Em 1958, a Honda desenvolveu uma embraiagem centrífuga automática, introduzida no C100 Super Cub (50cc), que permitiu que os pilotos mudassem as marchas sem precisar de operação manual da embraiagem. Em 1963, o scooter Juno M (125cc) foi o primeiro equipado com uma transmissão hidráulica continuamente variável. Em 1977, a moto desportiva Honda EARA de grande cilindrada (750cc) apresentava uma transmissão automática Hondamatic com um conversor de torque como o usado para carros.
A Honda TACT (50cc), lançada em 1980, foi a primeira scooter da Honda equipada com o sistema de transmissão por correia V-Matic, que integrou as operações de mudança de marchas e mais tarde tornou-se padrão para transmissões simples e continuamente variáveis. Em 2008, a DN-01 Sports Cruiser estreou equipada com a sua própria Human Friendly Transmission (HFT). E agora o sistema especialmente desenvolvido da transmissão da embraiagem dupla da Honda para motos desportivas oferece a mesma sensação de operação de uma transmissão manual.
Q8.Quais são os principais méritos da transmissão DCT.
R: Em primeiro lugar, a transmissão de dupla embraiagem oferece operação suave e precisa que fornece controle confiante sem distracções e uma experiência de condução mais agradável. Sua ECU foi especialmente programada para controlar automaticamente o sistema de embraiagem hidráulica, enquanto o sistema muda instantaneamente as engrenagens sem necessidade de o piloto usar o pé esquerdo.
Como o seu nome DCT indica, este sistema compacto incorpora dois conjuntos de embraiagem alternados lado a lado, um para as engrenagens ímpares 1, 3 e 5 e um para engrenagens pares 2, 4 e 6.
Antes do início da operação efectiva de mudanças, o sistema prepara-se automaticamente para a transferência da força de accionamento entre as engrenagens, iniciando a rotação da engrenagem da mudança para que vais ser alterada.
As suas duas embraiagem accionadas independentemente transferem suavemente a velocidade de rotação de uma engrenagem para a outra sem interrupção da força que está a ser transmitida para a roda traseira. Isso minimiza muito o choque do engate da engrenagem, mesmo quando se modifica as marchas durante a aceleração ou fortes desacelerações, realizando assim uma operação de mudança de engrenagem altamente precisa e muito suave, tornando num prazer de condução muito suave.
Também contribuindo para um passeio mais suave, a ECU do sistema DCT é programada para minimizar as mudanças de marcha desnecessárias, monitorizando as condições de condução em estradas sinuosas ou de montanha. Isto permite ao piloto concentrar-se melhor na estrada à frente e desfrutar mais plenamente as sensações de aceleração e travagem, bem como o cenário circundante. Como resultado, uma vez que o mecanismo básico é praticamente o mesmo que uma transmissão manual de seis velocidades, o seu controle suave e altamente avançado oferece troca de engrenagens muito rápidos, precisos e suaves, que até pilotos experientes se vão maravilhar ao mais alto nível.
Q9.Que tipo de consumos tem uma moto equipada com DCT?
R:Geralmente, o consumo de combustível varia amplamente dependendo de factores tais como a velocidade do veículo, a velocidade do motor, o método de aceleração, o peso carregado e condições meteorológicas tais como a direcção do vento. Em testes comparativos com NC700X, NC700X ABS e NC700X com DCT, verificou-se que todos tinham uma média de cerca de 41km por litro com base numa velocidade constante de 60km por hora. Por outras palavras, motos equipadas com DCT são iguais a modelos de transmissão manual em termos de eficiência de combustível.
Q10.A DCT é difícil de operar?
R: Não, a operação não é muito diferente de motos convencionais, permite conduzir sem operar alavanca de embraiagem e pedal de mudança. Para arrancar numa moto caixa convencional, primeiro aperta-se a alavanca da embraiagem e selecciona-se 1ª marcha com o pedal de mudança. Numa moto equipada com DCT, após o arranque do motor, basta mudar do ponto morto (N) para o engrenado (D) utilizando o interruptor do polegar S-DN situado no guiador do lado direito e em seguida, para arrancar, acelerar.
Q11.Não é estranho não ter uma alavanca de embraiagem e um pedal de mudança?
R: Ao andar pela primeira vez uma moto DCT, muitos pilotos que estão habituados a operar uma transmissão manual, inconscientemente procuram a alavanca de embraiagem inexistente com os dedos, ou tentam operar o pedal de mudança com o pé esquerdo. No entanto, qualquer um se acostuma facilmente à DCT em menos de uma hora de condução.
Q12.Os modelos de transmissão manual são mais divertido do que aqueles equipados com DCT?
R: Para os condutores desportivos, todas as operações e técnicas associadas , incluindo a embraiagem, o controle do acelerador, e passagem de caixa, compõem os fundamentos do prazer de condução. Se olharmos para os sistemas DCT usados em carros de corrida profissionais em alguns carros desportivos topo de gama, podemos ver que mudanças de engrenagem são realizadas muito mais rapidamente do que é possível fazer com uma alavanca de mudança embraiagem e sistema transmissão manual. Além disso, uma vez que botões "shifters" estão integrados no volante dos carros, os condutores nunca têm que tirar a mão do volante, podem assim melhor concentrar-se nas complexidades da condução.
Nos desportos motorizados profissionais, onde as corridas são ganhas com aceleração rápida e perda de tempo acumulada minimizada, a transmissão DCT tem a vantagem de permitir que as mudanças de engrenagem sejam executadas praticamente instantaneamente. A mais recente DCT da Honda é um sistema compacto e leve desenvolvido exclusivamente para motos. Esperamos que você o teste e experimente o prazer de andar com controle e precisão tão ao seu alcance.
Q13.O DCT têm capacidade de travagem do motor? se sim, como isso funciona?
R: A travagem com o motor em modelos equipados com DCT é geralmente iniciada pelo fecho do acelerador. Para uma resposta de redução do motor mais forte, o sistema pode ser "downshifted" tal como num motociclo de caixa tradicional. Isso é feito com uma pressão de seu interruptor de polegar "downshift" localizado no guiador esquerdo. Se o sistema detectar que uma mudança mais baixa pode resultar em aumento exagerado de rotações do motor, ele ignorará oa ordem dada pelo interruptor de "downshift". A troca de mudanças manual, pode ser iniciada a qualquer momento, simplesmente tocando nos interruptores, mesmo quando estiver operando no modo Drive.
Q14.Pode uma moto com DCT ser estacionada em plano inclinado?
R: Todos os modelos DCT, estão equipados com um travão de estacionamento manual, que deve ser usado sempre que parar.
Fonte: http://world.honda.com/tech-views/motor/dct/qa/index.html
Electricidade
Alarme
Sempre que possível usem alarme original HONDA.
A utilização de alarme "genérico" é viável, mas se mal instalado, causa avaria dos piscas, os 12V fornecidos pelo alarme aos piscas, avaria irremediavelmente os piscas. Consulta o nosso forum para instruções de ligação aos piscas.
Alarme
Sempre que possível usem alarme original HONDA.
A utilização de alarme "genérico" é viável, mas se mal instalado, causa avaria dos piscas, os 12V fornecidos pelo alarme aos piscas, avaria irremediavelmente os piscas. Consulta o nosso forum para instruções de ligação aos piscas.
Acessórios
Acessorio 1Em construção.A
cessorio 2Em construção.A
cessorios 3Em construção.A
cessorios 4Em construção
Galeria
Microfichas
Microfichas
Em construção